sábado, 17 de maio de 2014

Diretor da Escola Estadual Dom Lustosa tenta impedir a entrada de sindicato


Nesse dia 15 de maio de 2014, os professores da rede pública estadual de Minas Gerais realizaram uma paralisação onde através da qual demonstra sua insatisfação com a política educacional do governo do Estado e exige ações condizentes e concretas para atender as necessidades dos educadores e da educação.
Aqui em Patrocínio, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (SindUTE), representado pelos professores Gilberto e Deyse realizaram visitas a algumas escolas da cidade para levar aos demais educadores informações sobre a paralisação e também sobre as reivindicações que o sindicato leva ao governo. Entre várias outras reivindicações que o sindicato faz atualmente o que vem gerando mais angústia e expectativa é a declaração de inconstitucionalidade da Lei 100 que efetivou milhares de educadores no ano de 2007 sem terem realizado concurso público, sendo assim o SindUTE exige do governo que solucione esse problema criado por ele e não pelos trabalhadores com o menor trauma possível aos educadores e que ninguém perca seu emprego.
Em nossas visitas às escolas fomos sempre bem recebidos pelos diretores, professores e demais trabalhadores. Passamos as informações que possuímos e respondemos perguntas realizadas pelos educadores. Tudo transcorria na maior tranquilidade e harmonia até chegarmos à Escola Estadual Dom Lustosa.
Estávamos a professora Deyse e eu, professor Gilberto, conversando com alguns professores na sala de professores aguardando iniciar o intervalo do recreio, momento em que os professores se dirigem para sua referida sala para descansarem e lancharem. Assim que os professores chegaram solicitamos à professora Leninha, que é professora da escola, que informasse aos colegas de nossa presença e que desejávamos conversar um pouco com eles. Atendendo nosso pedido assim ela fez. Contudo, quando iniciei minha fala fui imediatamente interrompido pelo diretor da escola, professor Alvimar, exaltado, afirmando que eu não podia falar com os professores, que ele não havia autorizado minha entrada na escola. Tentei argumentar educadamente que eu, professor Gilberto, como represente da categoria, desenvolvendo uma função no sindicado, tinha sim o direito de conversar com os colegas de trabalho. Contudo o diretor Alvimar continuou insistindo naquela situação que ficou tensa e acima de tudo era desnecessária. Por fim ele disse que ia permitir que eu falasse. Entretanto, quando fui iniciar a conversa novamente o diretor Alvimar se dirigiu a mim com grosseria e total desrespeito, no maior descontrole. Não entendemos porque ele agiu daquela maneira. Todos os professores assistiam seu descontrole, boquiabertos sem entenderem o que estava acontecendo.
Enfim cumpri meu papel e terminei minha fala que levava informações sobre a situação de nossa categoria e o que nosso sindicato está fazendo para reverter essa situação de agressão a todos nós. Agressão essa que ficou clara nos momentos em que o diretor professor Alvimar se dirigia a mim. 
Seria importante que o professor Alvimar respeitasse seus colegas de trabalho. O SindUTE tem sim o direito de entrar nas escolas. Mas essa não foi a primeira vez que o professor Alvimar tomou essa atitude. Em outro momento ele já fez isso. O diretor professor Alvimar precisa entender que a Escola Estadual Dom Lustosa não é dele e que em algum momento ele sairá de sua direção.
Precisamos ressaltar também que os SindUTE luta pelos direitos de todos os educadores, inclusive dos diretores das escolas estaduais. Sendo assim, Alvimar, o SindUTE está lutando por você, eu, professor Gilberto e a professora Deyse, que também estava presente e ficou assustada e aterrorizada com sua atitude de um verdadeiro ditador, também está lutando por você. Temos coragem de enfrentar quem nos explora e nos oprime não nos escondemos e não nos acovardamos como você e muito menos estamos contribuindo, como você, para que a categoria seja esmagada pelo governo. Você, Alvimar, é cúmplice de tudo de ruim que acontece na educação. Você abaixa a cabeça e cumpre fielmente o que o governador manda.
Nós somos livres e temos coragem de lutar pelos nossos direitos. Não deixamos que outros lutem por nós. Estamos lutando por você também Alvimar.
A força das pessoas conscientes e lutadoras é maior do que as dos covardes e que possuem sentimento de superioridade. Sentimento apenas. 
SindUTE Subsede Patrocínio.

Coordenador Geral - Gilberto José de Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário