Informativos

SindUTE

Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas

Boletim Informativo do SindUTE/MG Subsede Patrocínio.
Dezembro de 2010 sindutepatrocinio.blogspot.com

A revolução conquistará para todos o direito não somente ao pão, mas à poesia. (Leon Trotsky).



Os políticos patrocinenses continuam perseguindo os pobres



No dia 11/12/2010 foi realizada em Uberlândia uma reunião (Assembléia) da CSP-Conlutas que entre outros pontos de pauta estava a eleição da Direção da Regional do Triângulo e Alto Paranaíba.  
Assim ficou composta a direção da Regional da CSP-Conlutas
DIRETORES
  • Gilberto José de Melo - Diretor SindUTE Patrocínio e região – Oposição Estadual
  • Betânia - Oposição SindUTE - Uberlândia
  • Rildo - Sindicato Ceramista – Monte Carmelo
  • Toninho (Antônio Salvador) - Sindicato Servidores Público Municipais – Monte Carmelo e região
  • Huender Franco - Oposição SindUTE – Monte Carmelo
CONSELHO FISCAL:

  • Ângelo - Oposição. SindUTE – Uberlândia
  • Gilber - Oposição. SindUTE – Uberlândia
SIND-UTE/MG convoca trabalhadores/as em educação para a Plenária de Efetivados

O Sind-UTE/MG já se organiza para as atividades da campanha salarial educacional 2011, que dentre outras questões busca reafirmar a necessidade de garantir conquistas para todos os setores da categoria. Além disso, o Sindicato também tem como foco a definição de estratégias que visem a unidade e o fortalecimento de sua base.
Neste sentido, o Sind-UTE/MG convoca a todos e todas a participar da Plenária Estadual de Efetivados, no próximo dia 19/12, às 9h, no Hotel Normandy, Centro de BH, onde serão discutidos assuntos importantes para o/a trabalhador/a em Educação de Minas Gerais.
Constam na pauta da Plenária: discussão sobre a situação funcional dos profissionais da educação que foram efetivados pela Lei complementar nº100/07; e reivindicações que o Sindicato apresentará ao Governo do Estado.

SIND-UTE MG ORGANIZA CAMPANHA
SALARIAL EDUCACIONAL 2011

A eleição de Antonio Anastasia para Governador de Minas Gerais para o período 2011/2014 representa o “3º ciclo do choque de gestão”. Isso significa a manutenção e aperfeiçoamento do modelo de estado caracterizado pela ausência de investimentos em políticas públicas, congelamento da carreira dos servidores públicos, aprofundamento de mecanismos de avaliação com vistas ao congelamento salarial, maior empobrecimento dos aposentados, incapacidade de estabelecer relações democráticas de negociação com a categoria e o boicote à gestão democrática.


SIND-UTE PARTICIPARÁ DE AUDIÊNCIA SOBRE CONCURSO PÚBLICO


Está confirmada para amanhã (15/12), às 10:30 hs, no Plenarinho 2 da Assembleia Legislativa de Minas Gerais a Audiência Pública sobre o concurso público da Rede Estadual de Minas Gerais. Na pauta de discussão está a ausência de concurso para as áreas de filosofia, sociologia e ensino religioso. Além disso, o Sind-UTE/MG debaterá também a ausência de publicação do edital do concurso, cujo compromisso do Governo de Estado era publicá-lo em julho de 2010. É importante a mobilização da categoria neste debate.

SindUTE Subsede Patrocínio Av. José Eloi dos Santos, 550 – Bairro Constantino – Telefone: (34)3831 9889

e-mail:sindutepatrocinio@veloxmail.com.br

Blog: sindutepatrocinio.blogspot.com

SÓ A LUTA MUDA A VIDA.
___________________________________________________



SindUTE
Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas

Boletim Informativo do SindUTE/MG Subsede Patrocínio.
Novembro de 2010 sindutepatrocinio.blogspot.com


A revolução conquistará para todos o direito não somente ao pão, mas à poesia. (Leon Trotsky).

ABSURDOS EM PATROCÍNIO: SEGREGAÇÃO E CENSURA

Patrocínio é uma cidade em que os políticos e a imprensa são incapazes de lidar com respeito para com seus cidadãos. Recentemente o Professor Gilberto enviou e-mail para alguns sites de noticias de Patrocínio demonstrando sua indignação com a indicação feita pelo vereador Sanarelli na Câmara dos Vereadores a respeito da divisão proposta por este vereador e aprovada pelos demais. Seu texto recebeu o seguinte título: Vereadores aprovam segregação social e econômica em Patrocínio. O site www.maisumonline.com.br publicou o texto e depois de alguns dias a Rede hoje também fez o mesmo. A questão principal veio depois, pois, o Mais Um, após receber resposta do vereador Sanarelli entrou em contato com o Professor Gilberto pedindo para ele redigir outro texto rebatendo a resposta do citado vereador. O Professor Gilberto levando em consideração a reputação do www.maisumonlie.com.br e das pessoas nele envolvidas redigiu o texto solicitado. A partir daí iniciou-se uma troca de e-mail entre o Professor Gilberto e o senhor José Eloi Neto, uma vez que este último CENSUROU o texto enviado. O senhor José Eloi Neto também conhecido como Zeloi disse que o texto só poderia ser publicado caso o Professor Gilberto aceitasse fazer as modificações e supressões por ele sugeridas (exigidas). O Professor Gilberto não aceitou por considerar uma falta de respeito e acima de tudo por se tratar de CENSURA.

O povo de Patrocínio precisa urgentemente reagir contra essas pessoas que dominam a opinião pública e a política de nossa cidade.


ABAIXO A CENSURA. O POVO PRECISA SABER O QUE ACONTECE EM PATROCÍNIO.

Este diálogo está publicado no sindutepatrocinio.blogspot.com.br


Lev Vygotsky, o teórico do ensino como processo social.

O psicólogo bielo-russo Lev Vygotsky (1896-1934) morreu há 74 anos, mas sua obra ainda está em pleno processo de descoberta e debate. Vygotsky atribuía um papel preponderante às relações sociais no desenvolvimento intelectual. A corrente pedagógica que se originou de seu pensamento é chamada de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.

“O desenvolvimento, de acordo com a definição mais conhecida, é precisamente uma luta de opostos.”

Lev Vygotsky


Com a vitória de Dilma Rousseff constituiu-se mais um governo burguês no Brasil. Os ataques a classe trabalhadora continuarão. O povo trabalhador só tem uma coisa a fazer: lutar para destruir o capitalismo e implantar o socialismo.


A história de toda sociedade existente até hoje tem sido a história das lutas de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, senhor e servo, mestre de corporação e companheiro, numa palavra, o opressor e o oprimido permaneceram em constante oposição um ao outro, levada a efeito numa guerra ininterrupta, ora disfarçada, ora aberta, que terminou, cada vez, ou pela reconstituição revolucionária de toda a sociedade ou pela destruição das classes em conflito.



Dia da Consciência Negra (20/11)

O Dia da Consciência Negra (20 de novembro) foi instituído para discutir a questão da igualdade racial, e a data foi incorporada pelo movimento negro desde os anos 70 para promover fóruns, debates e programações culturais. João Cândido e Zumbi foram referências para a instituição desta data.

 



Cólera no Haiti mata mais de mil pessoas

Uma onda de protestos contra a Minustah (a missão da ONU no Haiti) atinge o Haiti. No último dia 18, soldados da missão foram apedrejados por uma furiosa população que exigia a retirada das tropas e atribuída a epidemia de cólera aos soldados da ONU. Sob gritos “Minustah – cólera! Fora Minustah!” a população bloqueou ruas e levantou barricadas. A doença já matou mais de 1.110 pessoas e infectou outras 18 mil.





Senhor prefeito não menospreze o povo!

O prefeito, Dr. Lucas, anunciou recentemente que o 13º salário dos servidores municipais será pago até o dia 20 de dezembro. Esta é a data limite para o pagamento, então não precisava deste tipo de anúncio. Com relação às cestas básicas o prefeito disse que talvez não seja possível a entrega das mesmas aos servidores neste ano pelo fato de não haver mais tempo para licitação.

Isto é incompetência ou uma forma bem escandalosa de dizer que o povo é burro? O prefeito teve o ano inteiro para se organizar e não conseguiu. Se for incompetência o Dr. Lucas precisa urgentemente fazer um curso de gestão.




____________________________________________________________________________________






SindUTE

Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais.


Boletim Informativo do SindUTE/MG Subsede Patrocínio.
Outubro de 2010 sindutepatrocinio.blogspot.com

A revolução conquistará para todos o direito não somente ao pão, mas à poesia. (Leon Trotsky).

O trabalho – admite Marx – é a atividade pela qual o homem domina as forças naturais, humaniza a natureza; é a atividade pela qual o homem se cria a si mesmo. Como, então, o trabalho – de condição natural para a realização do homem – chegou a tornar-se o seu algoz? Como ele chegou a se transformar em “uma atividade que é sofrimento, uma força que é impotência, uma procriação que é castração”. 

CADÊ O CONCURSO
O Sind-UTE continua a cobrança pela publicação do Edital do Concurso Público da Educação. Em reunião realizada no dia 24 de agosto, a Secretária de Planejamento e Gestão Renata Vilena acordou que o edital seria publicado até 20 de setembro, o que não ocorreu. O Sind-UTE fez inúmeras cobranças de retorno de qual será a data de publicação. Além disso, duas questões precisam ser resolvidas: a realização de concurso público para as áreas de filosofia, sociologia e ensino religioso que a Secretaria de Estado da Educação se recusa a fazer e a valorização do tempo de serviço de efetivados e designados como pontuação em titulação. A posição do Governo do Estado, até o momento, é de não promover esta valorização. O que fazer agora? Continuamos cobrando e a categoria precisa ficar atenta à possibilidade de ser convocada para novas mobilizações.


CSP-CONLUTAS
Neste dia 10 de outubro aconteceu em Monte Carmelo mais uma reunião da Regional da CSP-CONLUTAS. Estavam presentes sindicalistas de Patrocínio, Uberlândia e Monte Carmelo. Foram mais de duas horas de intensos debates sobre a situação de exploração que os trabalhadores são submetidos dentro do capitalismo. Para que o trabalhador saia vitorioso nesta luta de classe é necessário muito luta e organização. Diante dessa situação foram discutidos, encaminhados e aprovados em votação algumas propostas tais como: a realização de um encontro de mulheres da regional CSP-CONLUTAS no dia 14 de novembro e uma Plenária sobre Educação com organização do SindUTE Subsede de Patrocínio com data e local ainda a ser confirmados.
Mais 3,5 milhões de pessoas, entre aposentados, estudantes, trabalhadores da ativa e sindicalistas foram as ruas manifestar o repúdio da população francesa à Reforma da Previdência proposta pelo governo de Nicolas Sarkozy, que prevê, entre outros ataques, o aumento da idade mínima da aposentaria de 60 para 62 anos de idade. A manifestação ocorreu nesta terça-feira (19).
 


Sexta manifestação na França contra a reforma da previdência
Moacir Gadotti escreve no livro "Boniteza de um sonho: Ensinar-e-aprender com sentido" (disponí¬vel online no site do Instituto Paulo Freire):

"O que é ser professor hoje? Ser professor hoje é viver intensamente o seu tempo com consciência e sensibilidade. Não se pode imaginar um futuro para a humanidade sem educadores. Os educadores, numa visão emancipadora, não só transformam a informação em conhecimento e em consciência crí¬tica, mas também formam pessoas. Diante dos falsos pregadores da palavra, dos marqueteiros, eles são os verdadeiros "amantes da sabedoria", os filósofos de que nos falava Sócrates. Eles fazem fluir o saber – não o dado, a informação, o puro conhecimento – porque constroem sentido para a vida das pessoas e para a humanidade e buscam junto, um mundo mais justo, mais produtivo e mais saudável para todos. Por isso eles são imprescindíveis."


Ganhe uma ou outra candidatura, o novo governo aprofundará os ataques, como por exemplo, a já anunciada nova reforma da previdência que buscará aumentar a idade mínima para a aposentadoria, entre outras contra-reformas que buscarão retirar ainda mais os direitos dos trabalhadores.

Votar contra a direita não significa votar em Dilma. Isso, na prática, legitima a falsa polarização entre os dois projetos majoritários da burguesia. O VOTO NULO é o único meio de mostrarmos que estamos dispostos a lutar contra os ataques do capitalismo.




______________________________________________________________
 
SindUTE

Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais.

Setembro de 2010

A revolução conquistará para todos o direito não somente ao pão, mas à poesia. (Leon Trotsky).

ENCONTRO DO SINDUTE COM ALGUNS CANDIDATOS AO GOVERNO DO ESTADO DE MG

Como programado, aconteceu neste sábado, dia 04 de setembro de 2010, o encontro do SindUTE com alguns candidatos ao governo do Estado de Minas Gerais em Belo Horizonte. Estiveram presentes os candidatos(as): Vanessa Portugal (PSTU), Fábio Bezerra - Fabinho (PCB), Luiz Carlos Ferreira (PSOL) e Hélio Costa (PMDB). Não compareceram: José Fernando (PV), Edilson Nascimento (PT do B) e o atual governador e candidato a reeleição, Antônio Anastasia. Isto já era de se esperar, pois ele não tem coragem de enfrentar os professores. O SindUTE tem com lema: Chega de choque de gestão, vote em quem tem ficha limpa com a educação. Estiveram representando a Subsede de Patrocínio os professores Neilon e Gilberto.




Núcleo de Monte Carmelo

Durante a greve de 2010 os companheiros de Patrocínio e Monte Carmelo concluíram as conversas sobre a unificação da categoria entre as duas cidades. Este fato é de enorme importância uma vez que estamos unindo forças para combater o governo capitalista e explorador e porque somos oposição à diretoria do SindUTE estadual por entendermos que muito mais poderá ser realizado se algumas mudanças forem feitas como, por exemplo, a filiação do SindUTE à CSP-Conlutas.


Em reunião realizada no dia 24 de agosto último, com a Secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, a Comissão de Negociação do Sind-UTE/MG informa: Concurso Público


- O Edital será publicado até o dia 20/09/10, para realização das provas ainda em 2010;

- Cargos e disciplinas para o concurso: a lista contendo estas informações será disponibilizada para o Sindicato no início de setembro.

- A Secretaria de Estado da Educação informou que não pretende realizar concurso para professor/a de ensino religioso, filosofia e sociologia. O Sind-UTE/MG reivindicou que haja concurso para todas as áreas, inclusive estas. O Sindicato voltará a discutir esta questão em reunião que será realizada até o dia 10/09.

- As linhas gerais do concurso serão apresentadas ao Sindicato em reunião que será realizada até o dia 10/09/10.

Certificação de eleição para direção de escola

Inscrição em setembro de 2010.

Realização da prova: 21/11/10.

O SIND-UTE/MG REIVINDICOU PARTICIPAR DAS DISCUSSÕES SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO, A OPÇÃO DE JORNADA DE 30 HORAS E RESOLUÇÃO SOBRE QUADRO DA ESCOLA PARA 2011. ESSAS QUESTÕES SERÃO DISCUTIDAS EM NOVEMBRO COM A SEPLAG E SEE.

FONTE: Informativo nº 18 do SindUTE

CRIAÇÃO DA REGIONAL DA CSP- CONLUTAS


No último final de semana do mês de setembro acontecerá em Monte Carmelo mais uma reunião do grupo que vem trabalhando para criar a regional da Central Sindical Popular – Conlutas (CSP-Conlutas). Nestes encontros se fazem presentes representantes de sindicatos das cidades de Uberlândia, Monte Carmelo, Coromandel e Patrocínio, sendo o representante de Patrocínio o Professor Gilberto. Devemos estar cientes da importância da criação dessa regional, pois assim teremos mais força e organização para possíveis lutas das categorias envolvidas nessa regional.

Paulo Freire, o grande Educador brasileiro, conhecido mundialmente, já dizia:

Se a algo que os educandos brasileiros precisam saber, desde a mais tenra idade, é que a luta em favor do respeito aos educadores e à educação inclui que a briga por salários menos imorais é um dever irrecusável e não só um direito deles. A luta dos professores em defesa de seus direitos e de sua dignidade deve ser entendida como um momento importante de sua prática docente, enquanto prática ética.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra,1996. Coleção Leitura. p.66


Atenção professores. A imprensa brasileira insiste em mostrar uma campanha bipolarizada. É importante sabermos que existem outros candidatos e partidos políticos. Não podemos nos iludir e votar em que a imprensa quer só porque tal candidato vai ganhar.


VAMOS REFLETIR.



____________________________________________________________
SindUTE - Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais.


Boletim Informativo do SindUTE/MG Subsede Patrocínio.

Agosto de 2010

Na terça-feira (13/07/2010) o Sind-UTE/MG lançou, oficialmente, sua Campanha de Filiação. É de extrema importância que você trabalhador(a) em Educação faça parte desse momento de unificar forças entre a categoria. Para se filiar procure a Subsede ou telefone para ter acesso à ficha de filiação. Você pode, também, baixar a ficha de filiação do site o SindUTE – www.sindutemg.org.br ou do blog da Subsede de Patrocínio sindutepatrocinio.blogspot.com. Se for imprimir, por favor faça em papel A4 e depois encaminhe à Subsede pessoalmente ou pelo correio.


O SindUTE Subsede Patrocínio, buscando ampliar seus contatos com os companheiros da categoria criou um blog que está aberto a todos. Participem, é de suma importância.
sindutepatrocinio.blogspot.com


O blog foi criado com o objetivo de proporcionar um maior contato entre os profissionais da Educação de Patrocínio e região. Esperamos, também, que este sirva para companheiros de outras categorias, pois nós trabalhadores, fazemos parte da mesma classe social, a classe dominada e explorada pelos patrões. O internacionalismo proletário não pode ser visto como utopia e sim como uma realidade possível. Os educadores mineiros têm muito a contribuir com a luta dos trabalhadores brasileiros e do mundo. Estaremos sempre na vanguarda, não fugiremos à luta.


Lutar para transformar.


No dia 01 de agosto de 2010 foi realizada a segunda reunião para a construção da regional da Central Sindical Popular (CSP) – Conlutas em Monte Carmelo, cuja sede será nesta Cidade. Como na primeira reunião, que ocorreu no mês de julho desse mesmo ano, estavam presentes representantes de três categorias e de quatro cidades (Patrocínio, Uberlândia, Monte Carmelo e Coromandel), sendo que outras cidades ainda se incorporação a esta Regional, como é o caso de Uberaba. Sendo representantes da Educação Gilberto (Patrocínio), Betânia (Uberlândia), Huender (Monte Carmelo) e Elivander (Coromandel), que compõem a oposição SindUTE. Ainda estavam presentes representes dos Sindicatos dos Ceramistas de Monte Carmelo e também do funcionalismo público municipal também de Monte Carmelo. Precisamos juntos construir esta central que será de todos nós trabalhadores.


A Conlutas (Coordenação nacional de Lutas) nasce devido à necessidade de se organizar uma alternativa de luta para os trabalhadores brasileiros, com independência de classe e socialista e teve sua fundação oficial em maio de 2006 no Congresso Nacional dos Trabalhadores, realizado em Sumaré (SP). Em julho de 2008, a Conlutas realizou seu I Congresso Nacional, em Betim, Minas Gerais. Seu II Congresso foi realizado nos dias 3 e 4 de junho de 2010 em Santos (SP) e entre várias resoluções e encaminhamentos decidiu-se pela unificação com outras entidades para fortalecer a luta contra o capitalismo. Sendo assim ocorreu nos dias 5 e 6 de junho o Conclat (Congresso da Classe Trabalhadora), também em Santos (SP). A partir daí surgiu a Central Sindical Popular (CSP) – Conlutas. Nos dias 23, 24 e 25 de julho sua coordenação nacional se reuniu no Rio de Janeiro para dar sequencia nos trabalhos no CSP-Conlutas.


Endereço para contato
Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de MG Subsede Patrocínio
Av. José Eloi dos Santos, 550
Bairro - Constantino
CEP: 38740-000 Patrocínio-MG
Telefone: (34) 3831 9889
e-mail: Sindutepatrocinio@veloxmail.com. br


DIA 10 DE AGOSTO É DIA NACIONAL DE LUTAS – CONTRA O VETO DE LULA AO FATOR PREVIDENCIÁRIO, POR REAJUSTE GERAL DE SALÁRIOS E REDUÇÃO DA JORNADA.


Há homens que lutam um dia, e são bons;
Há outros que lutam um ano, e são melhores;
Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons;
Porém há os que lutam toda a vida
Estes são os imprescindíveis.
Bertold Brecht

NENHUMA OPRESSÃO NO TRABALHO.
NADA DE ASSÉDIO MORAL.
PUNIÇÃO PARA QUEM OPRIME,
NÃO PARA QUEM TRABALHA!
NÓS QUEREMOS EDUCAR!


Nada é impossível de mudar Desconfiai do mais trivial, na aparência singelo. E examinai, sobretudo, o que parece habitual. Suplicamos expressamente: não aceiteis o que é de hábito como coisa natural, pois em tempo de desordem sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural nada deve parecer impossível de mudar.
Bertold Brecht


Karl Marx – Manifesto Comunista



Greve em Ipatinga ganha força

A greve da rede municipal de educação de Ipatinga, no Vale do Aço, deflagrada no último dia 9 de novembro, permanece forte. Em toda a região, 70% dos trabalhadores em educação aderiram ao movimento. De acordo com a coordenadora geral do Sindicato na região, Feliciana Saldanha, em julho deste ano, o então candidato e agora prefeito, Robson Gomes, assinou um termo de compromisso comprometendo-se a implantar gradualmente o piso nacional até novembro de 2011. “Enfrentamos, inclusive, a decisão da ilegalidade da greve, deferida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). “Mas vamos continuar mobilizados e sairemos vencedores”, diz Feliciana.












Mais uma vez um político de Patrocínio toma medidas para prejudicar as pessoas mais pobres de nossa cidade. A Lei existe e assim foi publicado no www.maisumonline.com.br: “O ato determina a regulamentação do horário de funcionamento do comércio em geral. O Decreto atende a Lei Complementar 2.093 de 25 de agosto de 1989.” Assim, de acordo com a matéria, está escrito no site www.maisumonline.com.br: “Segundo a ‘Lei Seca’, o funcionamento de bares, lanchonetes e similares que comercializam bebidas alcoólicas deverão apenas e tão somente funcionar até as 23h00min.

Acontece que novamente as “autoridades” de Patrocínio estão perseguindo os pobres em detrimentos dos abastados. Por que começar pela periferia como é afirmado na matéria que é comentada?

Assim está escrito: “Ao que parece, a medida vai atingir principalmente os comércio localizado na periferia da cidade. Alcides já avisou, a fiscalização vai começar pelos estabelecimentos do Bairro Santo Antônio e posteriormente vai se estender para outros bairros da cidade.”

O preconceito parece reinar em Patrocínio. Sendo afirmado dessa maneira parece que quem mora na periferia é bandido e todos os seus estabelecimentos comerciais servem para comercializar drogas e para realizar reuniões cujo objetivo é praticar crimes.

Infelizmente os políticos patrocinenses estão longe de serem realmente políticos no verdadeiro conceito da palavra. A insensibilidade, a arrogância, o autoritarismo, o coronelismo, o provincialismo e o conservadorismo estão conduzindo Patrocínio para a realidade de uma cidade com características únicas no Brasil.

Se a lei existe ela deve ser para todos e não apenas para ser aplicada na periferia. Se vai haver fiscalização, esta não deve começar pela periferia e deixar os bares e lanchonetes do centro da cidade continuarem a funcionar até o horário que quiserem. Nossa cidade tem um tamanho e uma quantidade de estabelecimentos que podem ser fiscalizados todos ao mesmo tempo basta vontade política de colocar um número suficiente de fiscais. Se não for assim é porque realmente o intuito é perseguir os pobres de Patrocínio e deixar os ricos beberam até a hora que quiserem.

Todos nós, cidadãos que desejamos um mundo melhor para viver e acima de tudo que Patrocínio seja também um lugar para se viver sem preconceitos e perseguições, devemos dar um basta nestas atitudes insanas e preconceituosas de pessoas que mancham a imagem de Patrocínio, ou seja, nossos “políticos” e ditas autoridades.

Professor Gilberto