Objetivos do Blog

Contribuir para a informação e formação dos trabalhadores em Educação e unificar a luta dos trabalhadores por um mundo igualitário e socialista.

Este espaço foi criado com o objetivo de proporcionar um maior contato entre os profissionais da educação de Patrocínio e região, filiados ou não ao SindUTE. Esperamos também que este blog sirva para pessoas de outras categorias, afinal existem categorias diferentes, mas, nós trabalhadores, fazemos parte da mesma classe social, a classe dominada e explorada pelos patrões.

É por isso que devemos nos organizar para lutar contra esta situação que vem se agravando a cada dia. A exploração sobre o trabalhador é fato e, sendo assim, devemos entender que a luta é do trabalhador em geral e não apenas de uma categoria. Obviamente categorias diferentes possuem algumas reivindicações pontuais diferentes. Contudo, devemos entender que nossa luta vai além de reivindicar pontos específicos para cada categoria. Ela é para a transformação de nosso mundo em um lugar melhor para se viver.

Sendo assim, devemos então lutar contra o sistema capitalista que só tem explorado os trabalhadores desde sua origem e mesmo com direitos trabalhistas conquistados através dos tempos e lutas dos trabalhadores conscientes a exploração continuou. Exploração está talvez mais amena do que em alguns momentos históricos. Entretanto, estamos verificando que os direitos trabalhistas no mundo todo, e no Brasil não diferente, vem sendo destruídos por governos que estão a serviço dos capitalistas exploradores.

É importante citarmos as modificações que vem sendo realizadas, como o aumento de tempo de contribuição para se aposentar e acima de tudo a tentativa de acabar com direitos trabalhistas conquistados com sangue e suor de trabalhadores no passado. Hoje devemos honrar a luta desses nossos irmãos. Muitos deram a própria vida para termos melhores condições de trabalho e de vida. Devemos, então, lutarmos para que o que foi conquistado no passado permaneça e acima de tudo devemos lutar por novas conquista. E isso só será possível através da luta incansável de todas as categorias almejando um mundo onde o capitalismo não exista e todos nós possamos viver com dignidade e liberdade.

Enfim, a criação deste espaço tem como objetivo proporcionar uma reflexão e luta para darmos nossa parcela de contribuição para a transformação desde mundo. Hoje o mundo está cada vez mais globalizado. Os patrões e os governos, que também são patrões, praticam o internacionalismo de acordo com seus interesses. É por isso que devemos nos organizar para realizarmos o internacionalismo proletário. Nós trabalhadores precisamos assimilar esta necessidade da transformação e ela só ocorrerá a partir de nossa luta localizada, mas com objetivos internacionalistas. O internacionalismo proletário não pode ser visto como utopia e sim como uma realidade possível.

Os educadores mineiros têm muito a contribuir com a luta dos trabalhadores brasileiros e do mundo. Estaremos sempre na vanguarda, não fugiremos a luta.


Gilberto José de Melo

Professor da Escola Estadual Nély Amaral

Diretor do SindUTE Subsede de Patrocínio