quinta-feira, 15 de agosto de 2013

A luta dos professores contina


Nesse dia 14 de agosto aconteceu mais uma paralisação das atividades dos educadores mineiros com a realização de uma assembléia em Belo Horizonte com a presença de representantes de inúmeras cidades do estado. Patrocínio se fez presente, como sempre acontece nos últimos dez anos, desde que foi reativada nossa subsede.
Nessa assembléia os educadores presentes discutiram questões internas, como por exemplo, ações para fazer com que os professores percebam que estão cada vez mais sendo explorados e massacrados pelo governo. Foram discutidas também ações para lutarmos contra esse governo que vem sucateando a educação mineira e humilhando os educadores em prol de um dito choque de gestão que visa economizar dinheiro para investir em eleições e reeleições, ou seja, realiza-se um caixa dois, um verdadeiro roubo do dinheiro público.
Os debates entre os educadores foram intensos, firmes, mas acima de tudo com respeito entre os grupos de situação e oposição. A subsede de Patrocínio desde sua reativação se colocou no campo da oposição por acreditar e defender uma política sindical classista e combativa, o que não vinha acontecendo em nosso sindicato. A atual direção estadual do SindUTE tem posturas e ações que demonstram uma evolução no que diz respeito à luta contra o governo do Estado e toda exploração sobre a classe trabalhadora, contudo, também por ser um sindicato filiado a CUT e seus filiados em sua maioria serem do Partido dos Trabalhadores (PT), não combatem como deveriam o governo federal. Esse também é responsável pelo descaso com a educação pública. A subsede de Patrocínio integra a CSP-Conlutas (Central Sindical e Popular), oposição à CUT e as demais centrais sindicais.
Esta reunião do Conselho Geral do SindUTE em BH e a posterior assembléia dos educadores deveria ter sido para analisar as propostas que o governo Anastasia iria fazer à categoria na reunião que aconteceu no dia 13 de agosto. Contudo, o governo que vem sempre desrespeitando, humilhando e perseguindo os educadores mais uma vez nos desrespeitou ao dizer que não tinha nenhuma proposta a nos fazer. A reunião entre o sindicato e o governo foi tensa. O governo não queria nem mesmo marcar outra reunião para continuar com as discussões, mas depois da insistência de nossos representantes na reunião o governo marcou duas novas reuniões que acontecerão nos dias 23 de setembro e 7 de outubro.
O governo continua com sua política de postergar as conversas com os educadores para que o ano passe e nada consigamos. Precisamos lutar cada vez mais forte e com um número cada vez maior de educadores pressionando o governo para que ele atenda nossas reivindicações. Somente com muita luta conseguiremos melhorias em nossa carreira.
Diante disso os educadores em assembléia decidiram marcar mais um dia de greve de 24 horas, sendo então o dia 26 de setembro nossa próxima assembleia em Belo Horizonte para continuarmos com nossa luta.
Contudo, temos outra data já definida também pelo SindUTE para darmos sequencia em nossa luta que será o dia 30 de agosto com uma grande manifestação em todo estado de Minas Gerais. Será paralisação dos educadores para que junto com outras categorias possamos mostrar aos políticos que vamos lutar até o fim por nossos direitos. Aqui em Patrocínio também ocorrerá manifestação nesse dia com atividades unificadas de vários sindicatos da cidade.
Vamos todos para as ruas da cidade reivindicar nossos direitos.

Professor Gilberto José de Melo
Coordenador do SindUTE Subsede Patrocínio
Militante da CSP-Conlutas e do PSTU


Nenhum comentário:

Postar um comentário