domingo, 30 de junho de 2013

Esclarecimento



Em matéria do dia 28/06/2013 o site maisumonline afirmou que a grande manifestação organizada pelo SindUTE e que deveria ocorrer em frente à “Delegacia Regional de Ensino” não logrou êxito. Segundo o site a PM informou que se reuniram apenas quatro pessoas na Praça Honorato Borges e que dentre elas não havia nenhum professor. E por fim o site afirma que eu, professor Gilberto, fiquei indignado e para provar essa indignação o site reproduziu o que escrevi em meu perfil no facebook.
            Não posso ficar sem realizar algumas correções. Esperei alguns dias na expectativa de que o próprio site as faria. Contudo, isso não ocorreu.
            Primeiramente minha indignação é verdadeira e o texto reproduzido pelo site está na sua integra. Contudo, as demais informações precisam ter algumas correções por transmitirem erros, inverdades e incoerências.
            Segundo, apenas uma correção a respeito do nome. Acredito que isso tenha acontecido por falta de informação e de conhecimento sobre educação. A pelo menos quinze anos o nome não é mais Delegacia Regional de Ensino e sim Superintendência Regional de Ensino. Apesar de que como vem agindo o superintendente ficaria melhor mesmo o nome delegacia, pois suas atitudes ditatoriais são claras.
            Terceiro, quando se afirma que apenas quatro pessoas se reuniram na Praça Honorato Borges e que não havia nenhum professor o site transmite informação errada. Havia sim mais de quatro pessoas, contudo não sendo suficiente para realizar uma manifestação como desejávamos. E sobre não ter nenhum professor o erro de informação é ainda maior. Havia sim professores neste dia na Praça Honorato Borges. O próprio site reconhece isso quando afirma que o professor Gilberto ficou indignado. Como eu poderia ficar indignado se não estivesse presente no local onde deveria ocorrer a manifestação?
            A imprensa é de fundamental importância para o desenvolvimento e o respeito à democracia e é por isso que respeitamos todos os meios de comunicação e contamos com todos eles para divulgar nossas atividades, contudo elas precisam ser verdadeiras para não induzirem as pessoas ao erro. E, acima de tudo, para que as informações tenham credibilidade é necessário que a imprensa se faça presente nos local dos fatos e ninguém verificou a presença do site maisumonline. A prova de que eu, professor Gilberto, estava presente foi uma entrevista dada à Rádio difusora.
            Lembro ainda que os professores protagonizaram uma enorme manifestação na sexta feira dia 29 de junho, um dia após essa manifestação frustrada como foi divulgado pelo site maisumonline. Nossa manifestação iniciou no turno da manhã e em carreata saímos do UNICERP e nos dirigimos ao centro da cidade e nos detemos em frente à Superintendência Regional de Ensino onde realizamos reivindicações e denúncias. Essa manifestação se estendeu pelo turno da tarde no UNICERP, local onde alguns professores ainda permaneciam realizando um curso de capacitação.
            Seria importante para a democracia e demonstração de imparcialidade do site que o referido tivesse divulgado essa manifestação.

Professor Gilberto José de Melo

Coordenador do SindUTE Subsede Patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário