O governo Dilma está mostrando a que veio. Depois de anunciar cortes nos orçamentos, inclusive nos investimentos que seriam feitos no combate às enchentes, agora chegou a vez de anunciar um novo PROUNI. Este será o PROUNI do ensino médio profissionalizante. Novamente o governo toma atitude contrária aos interesses dos trabalhadores, pois com o ensino médio profissionalizante pago pelo governo nas escolas particulares, as escolas estaduais, onde está a maioria dos trabalhadores em educação, terão suas vagas diminuídas e com isso vários educadores serão demitidos.
Os jovens terão a ilusão de que estarão formados apenas com a conclusão do ensino médio. Com essa “formatura” os jovens estarão sendo preparados para servir ao capitalismo como mão-de-obra barata, ou seja, é mais um ataque à qualidade da educação brasileira, mais dinheiro para a iniciativa privada, mais escolas fechadas, mais professores desempregados e muito mais campanha na televisão para convencer o povo de que mais uma vez o PT dá uma chance aos pobres. É necessário ressaltar que em cursos profissionalizantes dá-se ênfase em disciplinas técnicas e não se trabalha áreas do conhecimento que fornecerão uma formação humanística aos jovens.
Esta proposta de se criar um PROUNI para o ensino médio é tão absurda que até mesmo setores do PT estão se colocando contrários a tal medida. Entretanto, não vamos nos iludir com o fato de setores do PT fazerem da oposição a esta iniciativa do governo, pois sabemos que todo governo capitalista busca atender os anseios dos capitalistas em detrimento dos desejos dos trabalhadores. Ou seja, a exploração do homem pelo homem é fato dentro do sistema capitalista. O que precisamos, então, é destruir o capitalismo e construir o socialismo, onde a educação será gratuita e de qualidade para todas as pessoas e o acesso ao ensino universitário será livre com vagas para todos os que desejarem cursar o ensino superior.
Professor Gilberto José de Melo
Nenhum comentário:
Postar um comentário