quinta-feira, 30 de setembro de 2010

ELEIÇÕES, UMA FARSA BURGUESA

O que estamos vendo nos horários eleitorais na televisão seria cômico se não fosse trágico. Assistimos partidos políticos da burguesia se enfrentando com um único objetivo, o de ganhar votos e eleger seus candidatos. Estes candidatos tentam se mostrar como pessoas comuns, claro que são do ponto de vista da observação de que são seres humanos, contudo não são comuns do ponto de vista de que agem, politicamente, sempre com o objetivo de se beneficiarem através da extrema exploração da classe trabalhadora. Estes políticos tentam passar para os cidadãos, acima de tudo, que se emocionam, que possuem uma história de vida como a de qualquer outra pessoa. Estes candidatos, em seus programas, choram, ou simulam chorar, para tentar emocionar o eleitor, para que este lhe dê o voto. As eleições burguesas são um teatro onde os artistas (candidatos) ludibriam e manipulam os espectadores (eleitores).

Nos programas ou propagandas eleitorais através da televisão, rádio e ou material escrito os candidatos divulgam as ideias que o povo já possui e que deseja para sua vida. Não podia ser diferente, pois se os candidatos falassem a verdade, ou seja, o que realmente vão fazer caso sejam eleitos ou reeleitos, como por exemplo: continuar agindo para acabar com as leis trabalhistas, sucatear a educação pública e gratuita em beneficio da rede de educação particular e também para manter os trabalhadores e seus filhos fora de uma educação que pudessem levá-los a questionar estes políticos que estão a serviço da exploração, dar dinheiro aos banqueiros, não investir o suficiente na saúde permitindo que os trabalhadores morram nas filas de prontos socorros sem atendimento enquanto os exploradores tem condições de pagarem os melhores médicos e hospitais, enfim se os políticos burgueses falassem a verdade ninguém votaria neles. É por isso que devem continuar falando o que o povo quer ouvir. Só falta o trabalhador perceber que é ludibriado e manipulado de dois em dois anos e reagir dando um basta nesta situação. Para que este basta ocorra, a primeira coisa que deve ser feita é votar nulo e depois iniciar um trabalho de ocupação do poder para que o trabalhador possa colocar em prática o que ele realmente precisa para que aja uma sociedade sem exploradores e explorados.

Devemos ficar atentos também aos partidos de esquerda que se dizem socialistas. Estes afirmam que só o socialismo será capaz de transformar o mundo levando a classe operária a sair desta situação de miséria provocada pelo capitalismo. Indubitavelmente isto é verídico. Somente o socialismo será capaz de emancipar o trabalhador de todo o mundo. A questão é: será que estes partidos, que de certa forma estão na mídia pedindo voto, defendem mesmo o socialismo? Estes partidos não cansam de reclamar da falta de democracia da imprensa brasileira em não convidá-los para debates e ou entrevistas. Um verdadeiro partido socialista não se submeteria às regras burguesas, contudo se decidiram por participarem destas eleições burguesas, teria que ser com o intuito de denunciar a burguesia e fazer propaganda da revolução socialista e não fazer todo possível para eleger seus candidatos inclusive de esquecer o básico dos socialistas que é a propaganda revolucionária. Sendo assim, fica claro que estes partidos “socialistas” acreditam que podem através da lógica burguesa chegar ao poder e modificar o capitalismo transformando-o em um capitalismo menos explorador, pois desta maneira é somente isto que conseguirão, nunca chegarão a implantar o socialismo via eleitoral. Com isso é evidente que estes partidos buscam como os partidos burgueses, ludibriarem os trabalhadores, pois falam a favor do socialismo, mas não lutam por sua implantação. Alguns partidos ainda são piores que outros, uma vez que, nem a favor do socialismo falam e dizem que o defende.

Precisamos de uma organização que se levante em favor da classe dominada e seja explicita e objetiva em seus programas e acima de tudo que defenda claramente o socialismo revolucionário e não participe dessa farsa burguesa que são as eleições. Devemos organizar os trabalhadores para lutarem e através de uma revolução assumir o poder e transformar o Brasil em um país socialista e depois o mundo, em comunista. Só assim o trabalhador poderá ser livre.

Gilberto José de Melo
Professor de História e de Filosofia

Nenhum comentário:

Postar um comentário