sexta-feira, 23 de julho de 2010

Sind-UTE/MG representa Minas Gerais no Encontro Nacional dos Funcionários da Educação

Uma delegação de 15 representantes do Sind-UTE/MG está no Paraná, onde participa entre os dias 22 e 24 de julho, do VII Encontro Nacional dos Funcionários da Educação da CNTE. A coordenadora geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira, informa que os delegados foram eleitos a partir de plenárias regionais.


O diretor estadual do Sind-UTE/MG Jonas William Pereira da Costa, lembra que


o Brasil é o primeiro país do mundo a reconhecer o funcionário de escola como educador e que durante o Encontro serão discutidas demandas de suma importância para os profissionais, a exemplo do Piso Nacional para os funcionário da escola, a Lei 12.014, da senadora Fátima Cleide, além do Profuncionário.


A atividade reúne trabalhadores de todo o Brasil para debater as políticas de valorização desenvolvidas para os funcionários de escola. A conferência inaugural, com o tema 'Cenários políticos para o Brasil', foi ministrada pelo editor da Revista Fórum Renato Rovai. Ainda no primeiro dia de atividades, aconteceu debate sobre 'Conjuntura Nacional e Educacional', que teve como palestrantes o secretário Geral da CNTE, Denílson Bento da Costa e a secretária adjunta de Assuntos Educacionais da Confederação, Maria Antonieta da Trindade.


Já no dia 23, os debates da manhã serão: 'Funcionários da Educação: visões internacionais', 'ProFuncionário: programa de governo ou política de Estado' e 'Violência nas escolas: causas, conseqüências e superação'. À tarde, a discussão será sobre 'Terceirização' e 'Gestão democrática e valorização profissional (formação, piso e carreira)'.


O último dia de atividades será dedicado à organização nacional, com o debate estatutário sobre qual a melhor forma de organização, através de departamento ou secretaria? Serão decididos também uma nova denominação e um novo slogan para o atual Departamento de Funcionários (Defe) da CNTE. Por fim, na plenária final os educadores farão um balanço da atuação do Defe, avaliação e encaminhamento do VII Encontro.


Participação - O Encontro reúne 320 delegados de todo o Brasil, sendo que o Paraná ficou com o número ampliado de delegados: 31. O número maior de delegados para o Paraná só foi possível pelo fato dele ser o Estado sediar o evento.

Fonte: SindUTE/MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário